Esta postagem é baseada no relato recente de minha amiga Brenda Johnson do Lakeroad Ferret Farm Rescue/Shelter, em Naples, NY.

 

Rocky1.jpg
Rocky (Lakeroad Ferret Farm, Naples, NY)

BLOQUEIO GÁSTRICO É UMA CONDIÇÃO POTENCIALMENTE FATAL !

ESTEJA ATENTO AOS SINTOMAS !

Observe as características principais de um bloqueio

  • Ausência de fezes
  • Fezes finas e compridas
  • Não bebe nem come
  • Fraqueza
  • Vômitos

Dia 17/11 Rocky começou a apresentar problemas de letargia e de não comer, conforme relatado pela moça que o adotou, Dayna. Ela o levou para o abrigo, onde ele recebeu soro para hidratação e examinado, e o Dr. Charles foi chamado e o levou para o Hospital Veterínário Brockport para exames.

Dayna disse que não poderia pagar por uma outra cirurgia ( mais sobre isso a frente) e que não se sentiria bem em “po-lo para dormir”, e se o abrigo poderia aceita-lo de volta. É uma situação excepcional, e Brenda aceitou.

Os exames revelaram TRÊS GIGANTESCAS BOLAS DE PELO ocupando todo o estomago !

Rocky havia sido submetido a uma cirurgia 2 semanas antes por ter uma bola de pelo que estava descendo do estomago para o intestino.

Veja o TAMANHO das bolas de pelo que foram removidas cirurgicamente !

Rocky hair balls second surgery.jpg
Bolas de pelo retiradas do estomago de Rocky, o furão.

O exame das bolas de pelo revelaram que se tratava de pelo de GATO. E realmente a Dayna tem um gato desses com pelo longo. É comum gatos laberem ferrets e vice-versa, mas isso é potencialmente perigoso. O bloqueio foi tal que mais algumas horas provavelmente seriam o bastante para mata-lo. Bloqueio causa uma morte horrivel por fome e sede.

Observe sempre o comportamento do seu furão, especialmente atento para diarréias, vomitos, hemorragias e se não está comendo ou defecando.

Furões tem mania de comer o que não devem, como borracha (adoram sandálias tipo Havaianas), plástico e outras coisas similares. Isso bloqueia com imensa facilidade o trato digestivo.

LEVE AO VETERINÁRIO URGENTEMENTE ! É UMA SITUAÇÃO DE VIDA OU MORTE !

No caso de bolas de pelo, se o caso não for extremo como o do Rocky, um laxante adequado pode resolver o problema, mas INFORME-SE com o veterinário, pois o produto errado e uma dose excessiva pode mata-lo !

Para evitar que seu furão tenha problemas com bolas de pelo, é importante escova-los com uma escova macia para remover os pelos soltos. Isso é mais importante ainda na época de muda de pelo.

Outros tipos de bloqueio podem ser potencialmente mortais e requerem tratamento cirúrgico.

Esteja atento e preparado !

Mas quem é Rocky ?

Em março de 2019 o abrigo acolheu um lindo furão branco de 3 anos chamado Rocky. Seu antigo dono era militar e foi realocado, e então disse que não poderia leva-lo, pois furões são proibidos na Califórnia.

Assim que ele chegou no LRFF a Brenda notou um comportamento estranho nele, ele estava dormindo na bandeja sanitária, embora ele tivesse a disposição uma redinha muito confortável na gaiola, que é bem grande. A suspeita foi de stress causado pela mudança de ambiente. Ele também não estava comendo direito e teve que ser alimentado com Duck soup, mas foi difícil no início. Temia-se pelo famoso e nefasto “shelter shock”, quando eles entram em depressão profunda e param de comer até morrerem… Então ficou em observação especial.

No dia seguinte, foi constatado que ele estava comendo, mas continuava deprimido e dormindo na bandeja. Foram oferecidos uma caminha, rede, casinha e nada…

Depois de muito observar e pensar, a conclusão foi de que Rocky nunca aprendeu a ser um furão… Ele não sabia como brincar (educação militar ?). Triste.

O mistério dele dormir na bandeja foi resolvido. O antigo dono só colocava jornal na gaiola, nada de mantinha, cama, rede ! Rocky estava bem confuso com aquelas coisas novas e não sabia o que fazer !

Depois de muita interação e carinho da Brenda, Rocky começou a pular e a fazer dooking, pedindo por atenção, e finalmente passou a dormir na tendinha !

Em maio, Rocky torna-se oficialmente um furão, fazendo tudo que eles fazem. Está feliz e fazendo muita besteira como todos os irmãos !

Algumas semanas depois foi adotado e vive feliz com outros furões =)