Uns meses atrás, minha amiga Brenda do Lakeroad Ferret Farm Shelter, me contou que tinha sido contactada por uma dona de um furão que apresentava uma febre altíssima que não cedia de jeito nenhum, na casa dos 42 graus, por dias a fio. Esta postagem é dedicada a Oliver Ferret e a todos os furões vítimas de DIM.
A dona já tinha levado o pobre Oliver a uma clinica veterinária , passaram-se dias e disseram a ela que não conseguiam diagnosticar o problema e que seria melhor a eutanásia. A dona ficou desesperada e foi assim que Oliver chegou ao LFFR, em condições péssimas.
Assim que ele chegou, a Brenda marcou uma consulta com o Dr. Edwards e então ele o examinou. Aplicou esteórides, a febre baixou, mas quando tirava, a febre voltava a toda. Pelo tempo e por exames a conclusão foi que Oliver estava com DIM, uma doença auto-imune que causa uma inflamação muito severa e febre altíssima. Essa condição não diagnosticada e tratada a tempo acabou por causar danos neurológicos irreversíveis e no final optou-se por eutanasia e Oliver virou estrelinha… 😦
Se tivesse sido diagnosticada a tempo Oliver poderia ter tido uma chance.
Como o assunto é longo, clique no link a seguir para ler sobre a DIM e o protocolo atual de tratamento.
Miosite Idiopática Disseminada (DIM) (para ler, clique no link)