Texto de caráter informativo  !

Consulte seu veterinário !

Nota:

Cabe sempre ao tutor decidir se irá vacinar ou não seu furão. Mas lembre-se que é uma questão de responsibilidade e de consideração com ele. 

Vacine seus animais e seus filhos. Não vacinar, somente em casos especiais, quando existe problema conhecido de alergia severa por parte de alguém. Agradeça às vacinas o mundo estar praticamente livre da varíola e da poliomielite, essas vacinas podem inclusive ter salvo a SUA vida.

Se você acha que vacinas fazem mal, então não tome VOCÊ !

Vacinação contra Cinomose (Esgana Canina ou Canine Distempter)

Cinomose é uma infecção aguda de origem viral com taxa de mortalidade de quase 100%, que causa grande sofrimento ao animal. O vírus em questão é o CDV, da família dos Morbilivirus e é altamente contagioso. A infecção se dá pelo ar, por gotículas de saliva, urina e fezes. O tempo de incubação é curto, entre 3 e 6 dias.

A doença ataca o sistema imunológico, e causa dano severo a mucosas e tecidos conjuntivos. Dificilmente o animal sobrevive mais de 15 dias depois de aparecerem os sintomas. Os sintomas principais são o aparecimento de crostas nos olhos, nariz e patas, e sintomas parecidos com gripe e conjuntivite.

Mesmo que você não tenha cães em casa ou não sair com o seu furão na rua a possibilidade de transmissão da cinomose ao seu furão é real e existe !

O vírus é transmitido pelas secreções e por excrementos. Basta você ir a rua e pisar em alguma coisa (saliva, urina) e ir para casa, portanto uma importante via de contaminação é trazer o vírus para casa nos seus sapatos ou roupas.

O vírus sobrevive vários dias em situações ambientais frios, tempo seco e ao abrigo da luz solar, e algumas horas nas condições mais adversas, sendo inclusive, mais resistente ao ambiente do que o COVID-19.

Não deixe de vacinar contra a cinomose !

Vacinação contra Raiva

A raiva é outra doença transmitida por virus que é 100% fatal em furões e em humanos se não tratada imediatamente. Este virus ataca o sistema nervoso.

A única proteção é a vacinação do seu furão. A vacinação é anual.

O contágio é pelas secreções, como saliva e sangue, por exemplo por mordidas ou pelo consumo de carne de um animal infectado (por exemplo, um gato que come um rato contaminado, morcegos, etc.


ATENÇÃO! O parágrafo a seguir foi publicado no NIAAS  – Núcleo de Internação para Aves e Animais Silvestres, publicado pelo DMV Felipe Bath.

Vacinação:

“O Ferret deve ser vacinado contra duas doenças: a Cinomose e a Raiva. O único profissional habilitado para examinar e vacinar seu animal é o Médico Veterinário. A Cinomose é transmitida pelo cão e é 100% fatal em Ferrets. O Ferret é também aproximadamente 200 vezes mais sensível à infecção pelo vírus da Cinomose que o cão. Esse vírus tem capacidade de ficar no ambiente em condições de causar a doença por alguns meses. NÃO LEVE SEU FERRET PARA PASSEAR ATE QUE ELE ESTEJA COM SEU ESQUEMA DE VACINAÇÃO COMPLETO. CONSIDERA-SE O ESQUEMA COMPLETO 30 DIAS APÓS A ÚLTIMA DOSE DE VACINA.Seu filhote já recebeu uma primeira dose de vacina contra cinomose nos Estados Unidos, por volta da 6a semana de idade. Para mantê-lo saudável, É IMPERATIVO que você continue o esquema vacinal junto a seu veterinário da seguinte forma:
10a semana de idade = 2a dose da vacina contra Cinomose;
14a semana de idade = 3a dose de vacina contra Cinomose;
18a semana de idade = 4a dose de vacina contra Cinomose;
20a semana de idade = vacina contra Raiva;
Revacinar anualmente contra Cinomose e contra Raiva.A vacina contra Cinomose que seu Ferret receberá não é mesma utilizada em cães. A vacina recomendada é a monovalente, produzida a partir de vírus vivos modificados avianizados. Esta vacina é produzida somente pela Fort Dodge Saúde Animal®: Galaxy C. A vacina contra raiva que seu Ferret receberá é a Rabisin® da RhodiaMerieux®. É uma vacina inativada e é a única aprovada para uso em Ferrets disponível no mercado.”Leia mais: http://www.niaas.com.br/news/conhecendo-seu-ferret-mustela-putorius-furo-/


Resumindo, as vacinas corretas são:

  • Contra Cinomose: PUREVAX FERRET DISTEMPTER VACCINE, da Merial ou a GALAXY C da Fort Dodge
  • Contra Raiva: RABISIN, da Rhodia Meireux

Estas vacinas não são encontradas facilmente no Brasil, por isso a nomalmente usada no país é a Nobivac Puppy, que é bivalente contra Parvovirose e Cinomose. Uma vacina monovalente contém na sua composição material para imunizar contra um único tipo de doença, as bivalentes, dois tipos e assim por diante. Novamente,  recomendação como primeira opção é a monovalente específica para ferrets, e na sua falta, a Puppy, que originalmente é para cães. Não é simplesmente injetar a mesma dose em um furão como muitos pensam, existem vacinas completamente diferentes para as mesmas doenças.

Notem que a Puppy é usada há anos sem maiores probemas no Brasil e em outros países que não dispõem das específicas (Portugal por exemplo), e o risco de um furão contrair cinomose e ter o desfecho horrível certo, ao MEU ver justifica totalmente o seu uso, no caso da indisponibilidade das vacinas acima citadas. A vacinação contra a parvovirose é desnecessária.

O padrão ouro de vacinação recomendado nos EUA contra a cinomose é a partir das 8 semanas de vida, com reforço a dada 4 semanas até a idade de 14 semanas, e depois anualmente.

Reações à Vacina

É obrigatório manter o animal sob observação por pelo menos 30 minutos (melhor mais) após a vacinação  e ter a mão as medidas emergenciais contra choque anafilático.

Note que todos os tipos de vacinas podem causar reações indesejadas, mas o benefício supera de longe o risco. Somente deixe de vacinar seu furão se for uma recomendação estrita do veterinário de sua confiança ! Veja por esse lado, antibióticos, anti-inflamatórios e muitas outras classes de medicamentos também tem seus riscos. Não culpe as vacinas , seja por não compreender o que elas realmente são, seja por teorias da conspiração ou coisas do tipo.

No caso de vacinas polivalentes (mais de um tipo de virus) o período de observação pós aplicação deverá ser estendido, pois o risco estatístico de uma reação alérgica/anafilática é o estatisticamente maior do de uma monovalente, mas não quer dizer que fará mal. No final dessa postagem, existe a diretriz para tratamento de reações adversas, com as devidas fontes citadas.

Reações à vacinas

Sempre existe algum risco se seu furão for vacinado com a vacina de uso canino contra a cinomose, ela não é recomendada para furões, mas na falta da específica pode ser usada com cautela.

Because of the high risk for ferrets to develop a vaccine reaction, if they are vaccinated with the standard CDV vaccine approved for dogs, it was not recommended for use in ferrets in the United States. In 1978, a fatal case of a vaccine-induced canine distemper virus infection was reported among 4 black-footed ferrets * in South Dakota. Insufficient attenuation of the vaccine for this species was assumed to be the cause of death.13 A similar case was reported in 2 young kinkajous (Potos flavus) in 1981. (Kazacos KR, Thacker HL, Shivaprasad HL, et al. Vaccination-induced distemper in kinkajous. JAVMA 1981;179:1166-1169.) (Carpenter JW, Appel MJ, Erickson RC, et al. Fatal vaccine-induced canine distemper virus infection in black-footed ferrets. JAVMA 1976;169:1-4.)

* Mustela Nigripes = Furão selvagem americano.

Não se recomenda a aplicação simultânea das vacinas contra cinomose e raiva em furões.

Novamente, É obrigatório manter o animal sob observação por pelo menos 30 minutos após a vacinação e ter a mão as medidas emergenciais contra choque anafilático.

Nota aos VETERINÁRIOS:

O tratamento de emergência consiste na aplicação IV de Solução de lactato de sódio 10ml/kg/hora, epinefrina 0,1 ml de solução 1:1000 subcutânea e metoclopramida 3mg/kg subcutânea, difenildramina 1mg/kg subcutânea,  mais oxigenio suplementar e estabilização de temperatura corporal

(Greenacre CB. Incidence of adverse events in ferrets vaccinated with distemper or rabies vaccine: 143 cases (1995–2001). JAVMA 2003;223:663-665.)

Fonte: TVP, Ferret Distempter: What You Need to Know

Referências:

Imagens fortes, recomenda-se cautela!

https://petcentral.chewy.com/canine-distemper-in-ferrets/

https://canterburyvet.com.au/2018/08/30/management-of-a-canine-distemper-virus-outbreak-in-a-ferret-rescue-facility/

https://www.msdvetmanual.com/exotic-and-laboratory-animals/ferrets/infectious-diseases-of-ferrets