O que é um cordoma ?
Cordoma é um tipo raro de tumor que tem origem no remanescente de uma estrutura chamada notocorda e geralmente aparece nas regiões do crânio ou da cauda. Nos furões, geralmente manifesta-se na cauda, mas pode aparecer também ao longo da coluna vertebral, como sendo uma massa nodular, de mole a razoavelmente dura. Não irei entrar em detalhes histopatológios pois foge completamente ao escopo da postagem (se precisar, consulte os links no final dessa postagem).
Esteja atento a massas (caroços) que aparecem em toda e qualquer parte do corpo do seu furão, pois isso requer avaliação imediata.
Cordomas tem evolução razoavelmente rápida e podem impactar muito na qualidade de vida, pois uma massa na causa, que as vezes pode chegar a 4 cm de diâmetro, alem de pesar, certamente será dolorida e poderá sofrer ferimentos por ser arrastada pelo chão ou ficar presa em algum lugar e ocasionar infecções sérias.
Embora raramente, pode haver evolução maligna, portanto a remoção cirúrgica é recomendada sempre que possível. Essa remoção cirúrgica consiste na amputação parcial ou total da cauda, geralmente com recuperação total.
Por outro lado, os condrossarcomas, são tumores muito agressivos que atacam as cartilagens, com prognóstico nada bom.
Maiores informações em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3145987/
https://wagwalking.com/ferret/condition/chordomas-and-chondrosarcomas
What are Chordomas in Ferrets?