Atualização em 19-07-2020 (ver no final da postagem)
Devido à ampla quantidade de informações referentes à convivência com a COVID19 e a quarentena imposta a humanos, os tópicos originais foram removidos e modificados para o caso específico de furões.
Coronavirus e Furões
É sabido que diversos tipos de coronavirus diferentes do novo COVID19 são capazes de infectar furões, sendo o mais famoso o FRECV que causa a ECE (Enterite Catarral Epizoótica, “Green Slime” ou “Gosma Verde”) , que causa sintomas severos como diarréia (verde) e fraqueza geral, e se não tratada a tempo e de forma correta pode levar a morte em poucos dias. A ECE é extremamente contagiosa, assim como muitas das infecções virais transmitidas por outros coronavirus. Não é de se estranhar o que anda acontecendo com a COVID19
O coronavirus FRSCV é considerado como uma mutação do FRECV.
Outros tipos de coronavirus podem causar, por exemplo pancreatite e problemas respiratórios severos. Outros causam doenças sistêmicas.
Os tipos mais conhecidos em furões são os FRECV, FRSCV-MSU1, FRSCV-MSU2, FRCoV4370 e mais uma dezena ou mais de outros.
É razoável esperar que o novo COVID19 (SARS-Cov2) possa ter o potencial de infectar furões. Por isso, tenham muito cuidado ao manipula-los para não infecta-los !
- Higiene TOTAL
- Desinfetar com álcool 70 ou água sanitária as gaiolas e todos os utensílios e brinquedos diariamente. Lavar tudo com água e sabão.
- Usar máscaras e luvas caso alguém da família esteja contaminado.
- Evitar levar os animais para passear.
- Isolamento voluntário (ou compulsório) em sua residência é fundamental para ajudar a controlar o contágio e não sobrecarregar o sistema de saúde.
- Lave SEMPRE as mãos com água e sabão
- Não saia nas ruas se não tiver necessidade absoluta
Nota:
Já foi provado que furões podem contrair o COVID19 (SARS-Cov2), tanto que estão sendo utilizados em pesquisas sobre vacinas nos EUA, Rússia, Inglaterra e em outros países, pois a resposta imunológica dos furões no que diz respeito ao sistema respiratório é muito similar à humana.
Portanto tenha respeito por esses incríveis animais que estão sendo submetidos a experiências médicas. Devemos essa e muitas outras a eles ! Não concordo com nenhum tipo de experiências com animais.
A Quarentena
É claro que uma quarentena é sempre estressante e ao mesmo tempo tediosa, e isso aplica-se tanto aos humanos quanto aos furões.
Nesses tempos difíceis dê a atenção devida aos amiguinhos, eles não tem a menor idéia do que está acontecendo, mas certamente as atividades em casa estão em um nível completamente diferente do usual.
Procure dar toda a atenção, mas sem sobrecarrega-los ou estressa-los. Respeite a todo o custo o período de sono em escuridão total deles, é sabido que alterações drásticas no ciclo circadiano deles leva a diversos tipos de problemas, inclusive à doença adrenal (os fotoperíodos precisam ser respeitados).
Resumindo, brinque MUITO com eles mas deixe-os dormir em paz, sem ficar interrompendo o sono deles. Providencie um abrigo escuro e ventilado (uma tendinha ou casinha)
Como todos sabem, a pandemia do cornonavirus COVID19 não está sendo nenhuma brincadeira, e sim algo muitíssimo sério.
É de suma importância que todos sigam as recomendações das autoridades de saúde do seu país.
Respeito também pelos idosos e todas as pessoas com as quais você tiver contato físico. Não leve o vírus para a sua casa ou para outras pessoas e animais.
Atualização de Episódio Lamentável na Europa
Na semana de 18-07-2020 foi publicada uma matéria no jornal espanhol El Pais que constata de uma vez por todas a possibilidade de infecção de mustélideos pelo COVID-19.
A horrível atividade da criação de visons, martas e minks para a produção de peles e sobranselhas postiças é comprovadamente desumana e nefasta e com certeza deveria ser banida do mundo. Pelo menos uma coisa de boa no Brasil: Isso é terminantemente proibido aqui, e dá uma cana braba se alguém for pego fazendo isso. A ganância humana não tem fim. Espero que essas pessoas cumpram um carma adequado quando for a hora.
Pois bem, segundo a matéria, mais de 80% dos visons de uma certa fazenda no norte da Espanha foram testados como positvos para a COVID-19 e um número perto de CEM MIL animais serão sacrificados ! E na Holanda, MILHÕES visons terão o mesmo destino !
Além do mais a “solução” é completamente idiota (assim como quem a sugeriu). Bastava por os animais em quarentena, digamos, de um mês. Depois desse período, estariam imunizados. Obviamente existem outros interesses, como por exemplo indenizações por parte dos governos e seguradoras.
A hipocrisia na EU (União Européia) é tamanha que embora países como a França tenham proibido a criação desses animais para este fim, ainda permite o comercio dos produtos dessa origem em seu território, ou seja: empurra o problema para outro e não colabora em nada com a solução. E ainda tem mais, se a comercialização de peles e derivados não for BANIDA, os produtores simplesmente irão para outros países como China, Russia e sabe-se la onde mais, e a prática continuará porque continuará existindo a demanda.
Esses mesmos países apresentam-se como os guardiões da ecologia e da sustentabilidade e a verdade no final se faz revelar. De ética ambiental e animal, não tem absolutamente nada. O que vale é o LUCRO.
Fontes:
https://elpais.com/sociedad/2020-07-17/el-final-mas-triste-de-92700-visones.html