Image result for covid 19

Atualização em 19-07-2020 (ver no final da postagem)

Devido à ampla quantidade de informações referentes à convivência com a COVID19 e a quarentena imposta a humanos, os tópicos originais foram removidos e modificados para o caso específico de furões.

Coronavirus e Furões

É sabido que diversos tipos de coronavirus diferentes do novo COVID19 são capazes de infectar furões, sendo o mais famoso o FRECV que causa a ECE (Enterite Catarral Epizoótica, “Green Slime” ou “Gosma Verde”)  , que causa sintomas severos como diarréia (verde) e fraqueza geral, e se não tratada a tempo e de forma correta pode levar a morte em poucos dias. A ECE é extremamente contagiosa, assim como muitas das infecções virais transmitidas por outros coronavirus. Não é de se estranhar o que anda acontecento com a COVID19

O coronavirus FRSCV é considerado como uma mutação do FRECV.

Outros tipos de coronavirus podem causar, por exemplo pancreatite e problemas respiratórios severos. Outros causam doenças sistêmicas.

Os tipos mais conhecidos em furões são os FRECV, FRSCV-MSU1, FRSCV-MSU2, FRCoV4370 e mais uma dezena ou mais de outros.

É razoável esperar que o novo COVID19 possa ter o potencial de infectar furões. Por isso, tenham muito cuidado ao manipula-los para não infecta-los !

  • Higiene TOTAL
  • Desinfetar com álcool 70 ou água sanitária as gaiolas e todos os utensílios e brinquedos diariamente. Lavar tudo com água e sabão.
  • Usar máscaras e luvas caso alguém da família esteja contaminado.
  • Evitar levar os animais para passear.
  • Isolamento voluntário (ou compulsório) em sua residência é fundamental para ajudar a controlar o contágio e não sobrecarregar o sistema de saúde.
  • Lave SEMPRE as mãos com água e sabão
  • Não saia nas ruas se não tiver necessidade absoluta

Nota:

Já foi provado posteriormente que furões podem contrair o COVID19, tanto que estão sendo utilizados em pesquisas sobre vacinas nos EUA, Rússia, Inglaterra e em outros países, pois a resposta imunológica dos furões no que diz respeito ao sistema respiratório é muito similar à humana.

Portanto tenha respeito por esses incríveis animais que estão sendo submetidos a experiências médicas. Devemos essa e muitas outras a eles ! Não concordo com nenhum tipo de experiências com animais.

A Quarentena

É claro que uma quarentena é sempre estressante e ao mesmo tempo tediosa, e isso aplica-se tanto aos humanos quanto aos furões.

Nesses tempos difíceis dê a atenção devida aos amiguinhos, eles não tem a menor idéia do que está acontecendo, mas certamente as atividades em casa estão em um nível completamente diferente do usual.

Procure dar toda a atenção, mas sem sobrecarrega-los ou estressa-los. Respeite a todo o custo o período de sono em escuridão total deles, é sabido que alterações drásticas no ciclo circadiano deles leva a diversos tipos de problemas, inclusive à doença adrenal (os fotoperíodos precisam ser respeitados).

Resumindo, brinque MUITO com eles mas deixe-os dormir em paz, sem ficar interrompendo o sono deles. Providencie um abrigo escuro e ventilado (uma tendinha ou casinha)

Como todos sabem, a pandemia do cornonavirus COVID19 não está sendo nenhuma brincadeira, e sim algo muitíssimo sério.

É de suma importância que todos sigam as recomendações das autoridades de saúde do seu país.

Respeito também pelos idosos e todas as pessoas com as quais você tiver contato físico. Não leve o vírus para a sua casa ou para outras pessoas e animais.

Atualização de Episódio Lamentável na Europa

Na semana de 18-07-2020 foi publicada uma matéria no jornal espanhol El Pais que constata de uma vez por todas a possibilidade de infecção de mustélideos pelo COVID-19.

A horrível atividade da criação de visons, martas e minks para a produção de peles e sombranselhas postiças é comprovadamente desumana e nefasta e com certeza deveria ser banida do mundo. Pelo menos uma coisa de boa no Brasil: Isso é terminantemente proibido aqui, e dá uma cana braba se alguém for pego fazendo isso. A ganância humana não tem fim. Espero que essas pessoas cumpram um carma adequado quando for a hora.

Pois bem, segundo a matéria, mais de 80% dos visons de uma certa fazenda no norte da Espanha foram testados como positvos para a COVID-19 e um número perto de CEM MIL animais serão sacrificados ! E na Holanda, UM MILHÃO de visons terão o mesmo destino !

Não é certo ainda que esses animais possam transmitir o virus de volta aos humanos.

Além do mais a “solução” é completamente idiota (assim como quem a sugeriu). Bastava por os animais em quarentena, digamos, de um mês. Depois desse período, estariam imunizados.

Fontes:

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/07/19/o-sacrificio-de-quase-100-mil-visons-infectados-por-coronavirus-na-espanha.ghtml

https://brasil.elpais.com/ciencia/2020-05-21/vison-alvo-da-industria-de-peles-e-o-novo-possivel-vetor-de-coronavirus-para-humanos.html

https://elpais.com/sociedad/2020-07-17/el-final-mas-triste-de-92700-visones.html

https://elpais.com/sociedad/2020-07-16/un-millon-de-visones-sacrificados-en-paises-bajos-por-la-covid-19.html

https://cnnespanol.cnn.com/2020/07/17/espana-ordena-sacrificar-casi-100-000-visones-de-granja-luego-de-que-los-animales-dieran-positivo-por-covid-19/