A Arte de apresentar furões a outros furões ou a outros animais
Revisado e atualizado em 03/02/2023
Isto deve ser feito com cautela. Jamais introduza um novo furão em casa que não esteja com a vacinação 100% em dia. Se possivel deixe-o em quarentena de uma a duas semanas sem ter contato com outros furões. Depois da quarentena deixe o novato em uma gaiola perto da gaiola dos seus antigos furões para eles irem acostumando uns com os outros. Depois troque, por exemplo, os cobertores dos dois para irem se acostumando com o cheiro. Dê banho em ambos juntos, com certeza acharão que é uma festa.
Se os tamanhos entre os furões for muito diferente, tenha muito cuidado. Observe o comportamento. O primeiro contato entre furões deve ser em um local neutro.
Todo o processo de apresentação deve ser acompanhado de perto, animais recém apresentados não devem ser deixados sozinhos de maneira alguma, pois a situação pode evoluir para uma briga séria em questão de minutos, com consequencias potencialmente fatais.
Muita atenção à linguagem corporal, se algum deles for para algum lugar escondido e não quiser sair, significa que está estressado com a situação. Dê a ele alguns dias para se acalmar e tente novamente. Até que ambos estejam relaxados, não os deixem no mesmo local, principalmente no mesmo quarto e na mesma gaiola nem pensar !
No início, pode deixar os novatos brincarem em uma área sob supervisão, por períodos curtos. Ao ficarem mais confortáveis uns com os outros, esse período de tempo pode ser alongado. É recomendado usar sempre o local com a maior área possível mas que você possa ter acesso a eles rapidamente, sem muitos objetos que possam atrapalhar um eventual resgate.
O processo pode ser longo e tedioso e levar até 30 dias. NUNCA tente apresentar um furão novo a mais de um outro furão por vez !!!
Ambos os animais devem ser seguros por duas pessoas antes de deixa-los soltos. Avalie a reação e deixe-os interagir sob supervisão. Em caso de agressão, separe imediatamente. Sempre assegure ao novato que ele é bem vindo e amado.
Jamais agrida um furão, nem uma simples batidinha no focinho. Ele ficará com medo de você, afinal ele já está sob stress.
Dê atenção igual aos dois. Na maioria dos casos esses animais são tão boas praças que já saem brincando como os melhores amigos logo de primeira, mas é sempre bom prevenir.
STRESS !!!
Apresentar furões um ao outro é uma das causas mais comuns de doenças relacionadas ao estresse. É muito importante monitorar os seus furões durante este período e só deve ser feito quando tiver tempo para dedicar aos seus furões.
É importantíssimo saber quais as situações que podem causar stress desnecessário aos furões, pois eles podem desenvolver úlceras gástricas por stress facilmente e geralmente quando percebemos os sintomas pode ser tarde demais para tratamento. Stress prolongado e repetido pode resultar em morte. Novos amigos e novo lar são fatores de stress importantes.
Reconhecer se seu furão está sob stress é imperativo para evitar que fiquem doentes. Sintomas comuns de stress são:
- Tremores
- Procura por esconderijos
- Morder
- Pelo eriçado
- “Hissing” (aquele som de gato irritado)
Preste muita atenção à estes sintomas. Stress prolongado leva a sintomas físicos sérios:
- Letargia
- fezes negras e pegajosas
- perda de apetite
- Olhar vago
- gengivas palidas e sem cor
No caso de apresentar qualquer um desses sintomas você deverá levá-lo ao veterinário imediatamente. Fezes negras são sinal de úlcera perfurada, o que é fatal.
Introduzindo um novo Ferret em um grupo existente pela veterinária Dra. Sandra Mitchell
Ferrets são geralmente criaturas amigáveis e extrovertidas, então muitas pessoas assumem que introduzir um novo em um grupo existente de ferrets será um processo simples. Infelizmente, isso geralmente não é o caso.
Quão difícil é realmente a introdução depende de muitos fatores diferentes, incluindo a idade dos furões envolvidos, seus sexos, suas personalidades individuais, quanto espaço está disponível para eles morarem, e a estrutura social existente, apenas para citar algumas coisas. Alguns desses fatores são aqueles sobre os quais temos controle, como seus humanos guardiões, mas outros estão totalmente além do nosso controle.
Às vezes, os furões se encontram e é amizade instantânea. Outras vezes, não importa o quanto tentemos, simplesmente não combina.
Pense nisso em termos humanos. Um proprietário está montando um complexo de apartamentos e escolhe alguém para morar com você. Você pode instantaneamente gostar da pessoa, aprender a viver com ela ao longo do tempo ou pode não gostar dela para sempre. Muitos fatores entram nessa decisão, mas se o seu locatário não estiver disposto a acomodar e ajustar qualquer um dos fatores envolvidos no início, você pode ter 2 colegas de quarto estressados e muito infelizes. Os furões formam laços sociais muito semelhantes aos humanos, e podem ficar igualmente infelizes e estressados se for uma má combinação.
O estresse pode ser psicológico, mas também pode se tornar físico. Os furões são na verdade criaturas delicadas e sensíveis, e essas tensões podem resultar em problemas médicos significativos, além de tornar uma criaturinha infeliz.
Em geral, quanto mais gradual a introdução, maior a probabilidade de sucesso. Eu acho que as abordagens um-a-um são melhores. Inicialmente, depois de trazer um furão novo para a casa, lembre-se de que eles já estarão confusos e amedrontados, e ser confrontado com furões novos pode ser algo esmagador e iniciar o processo com o pé errado.
Eu prefiro permitir que o novo furão se acomode em sua própria gaiola, localizada em uma “área comum de brincadeiras” da casa. Desta forma, o novo animal tem um território próprio, um lugar para se estabelecer e se sentir seguro. Depois de um dia ou dois para se aclimatar, eu lhes daria acesso à área comum quando nenhum outro furão estiver fora para brincar.
Dessa forma, eles podem explorar a vontade, encontrar as “zonas seguras” e possíveis áreas de cobertura, e geralmente se sentirem confortáveis. Uma vez que a gaiola está localizada nas áreas de brincadeiras comum, eles também podem visitar os furões existentes através das barras da gaiola quando esses furões não estiverem brincado; isso também permite monitorar interações. Muitas vezes, é óbvio que o novo animal prefere um furão em particular ao grupo existente, ou não gosta de um animal em particular – apenas observando a linguagem corporal.
Depois de uma semana ou mais de tempo para se orientar, é hora das apresentações iniciais. Se houvesse um animal em particular que parecesse se relacionar com o recém-chegado, apresentaria esses dois. Caso contrário, escolheria um jovem macho maduro para apresentar, já que eles parecem aceitar novos animais para o negócio mais prontamente. Eu simplesmente permitiria que ambos os animais soltos no espaço comum se encontrassem – e monitoraria as interações.
Se houver algum assobio, cuspida, fuga / perseguição ou outros sinais visíveis de estresse, eu os separo e tento novamente no dia seguinte com um par diferente. Se houverem cheiradas e exploração simples, vou permitir que o par saia por 5-10 minutos antes de separá-los. Esse processo é repetido diariamente pelo tempo que for necessário para que pareçam completamente à vontade um com o outro. Isso geralmente é óbvio, pois os animais apenas se cumprimentam brevemente, seguidos imediatamente por brincadeiras confortáveis e, eventualmente, se enrolando para tirar uma soneca.
À medida que o nível de conforto entre dois animais aumenta, um novo do negócio pode ser adicionado ao grupo de jogo – novamente, permitindo que o novo animal e o existente binquem como par, e então quando eles estão confortáveis como um par, deixo todos os 3 animais para brincar. Somente depois que todos os furões do grupo estiverem confortáveis um com o outro, eles devem poder brincar juntos levemente supervisionados, ou alojados juntos.
Tentativas prematuras de permitir brincadeiras não supervisionadas ou morar juntos podem resultar em doenças, ferimentos, animais infelizes e podem ser fatais. No entanto, com um planejamento cuidadoso, observação detalhada da linguagem corporal animal e um pouco de sensibilidade extra, a maioria dos animais pode ser integrada com sucesso ao longo do tempo.
Mas o processo não é instantâneo, pode levar mais de um mês até que os animais comecem a se unir a uma estrutura social. Em geral, é sempre melhor fazer a introdução de um novo ferret ao grupo muito lentamente do que apressar a interação.
Uma vez que os animais se encontram e formem uma impressão negativa um do outro, é muito difícil desfazer essa impressão – mas se a introdução é feita lentamente em seus termos, não há nenhum obstáculo extra a ser superado.
Por Sandra Mitchell, DVM, DABVP (Feline Specialty e Exotic Companion Mammal Specialty) é proprietária da Animal Medical Associates. Ela também é a única especialista certificada em felinos e especialista em mamíferos exóticos em Maine ou em New Hampshire. Além disso, ela é uma reabilitadora da vida selvagem licenciada no Estado do Maine.
Conselhos da minha amiga Brenda Johnson (Lakeroad Ferret Farm Rescue/Shelter)
Introduzir um novo “Fur Kid” em uma família geralmente leva mais de 30 dias, às vezes mais e às vezes isso nunca acontece … Eu digo 30 dias porque normalmente leva 30 dias para o novo garoto saber que este é o seu / sua nova casa e eles têm o direito de se defender, se necessário.
Todo o processo de apresentação deverá ser monitorado com muita atenção. Animais recém apresentados não devem ser deixados sozinhos sob nenhuma hipótese, porque a situação pode evoluir para uma briga séria em questão de minutos com consequencias fatais.
Apresentações correm melhor em uma sala grande (a maior que tiver) sem locais onde os dois podem acabar juntos sem que você possa intervir rapidamente !
Há uma hierarquia em todas as famílias de doninhas (negócios ou business em inglês). A intodução de um novo garoto em muitos ou mesmo um não é uma coisa fácil de fazer, o estresse em todos eles pode ser mortal (literalmente). Quando você leva seu novo furão para casa, precisa mantê-lo longe da família de doninhas já estabelecida. Não permita que eles se aproximem por pelo menos duas semanas. Eles já estão farejando uns aos outros, então haverá uma quantidade mínima de estresse, fazendo com que qualquer um deles se estresse ao ponto de precisar de atenção médica. Se esse estresse não for tratado, você pode acabar com um furão morto!
Mantenha os furões novos em uma área em que eles possam entrar sem se preocupar em ser agredidos, mas com o (s) furão (s) já estabelecido (s). Mantenha a roupa de cama na gaiola por pelo menos um par de semanas antes de lavá-la … (Se você pegar o (s) furão (s) deste abrigo (Lakeroad Ferret Farm), você vai para casa com material suficiente para um cobertor por semana durante três semanas) Os furões também precisam manter a rede com a qual vieram. Uma vez que as novas “Fur Kids” se adaptem à sua nova casa (aproximadamente 30 dias, possivelmente mais, talvez menos), então você pode mudar toda e qualquer roupa de cama com pouco medo de que elas se estressem.
Apresentando seus furões uns aos outros
- Não permita que mais de um ferret estabelecido por vez na mesma sala com os furões novos. Eu sugiro que você use o maior espaço que você tem para fazer a introdução, quanto mais espaço eles tiverem, mais provavelmente eles se tornarão amigos. Eu só posso arriscar um palpite sobre por que isso funciona apenas faz. Quanto menor a sala, mais problemas você terá com a aclimatação. Esta foi uma experiência de aprendizado para mim.
- NÃO DEIXE O QUARTO! Em nenhuma circunstância você deve se afastar de uma nova introdução. Você precisará separar os furões assim que houver uma briga – ou confronto – se você não tiver alguns problemas médicos com um ou todos os furões.
- À medida que as semanas progridem, você pode começar a trocar a roupa do novo grupo de gaiolas para o grupo de gaiolas estabelecido (não lavar), o que significa que você tira a cama da gaiola do grupo estabelecido e a coloca na gaiola dos novos grupos e vice-versa. . Faça isso por algumas semanas. Isso ajuda a misturar os aromas de todos os furões e eles se usam para cheirar um ao outro. Isso às vezes funciona às vezes não.
- Você deve entender que este novo grupo pode NUNCA se adaptar ao grupo estabelecido – especialmente quando eles vêm em múltiplos.
Se você tem um problema de uma semana com a introdução, pare por uma semana ou mais. Você deve dar tempo aos furões para se ajustar. Eles agora têm novos seres humanos, regras, cheiros e horários. Isso é muito para se ajustar a um pequeno corpo. Dê-lhes tempo e eles lhe mostrarão coisas maravilhosas. - Se você tiver algum problema, pode entrar em contato comigo (Brenda), eu farei o meu melhor para ajudar você e o furão durante este período de adaptação.
- Se você notar fezes pegajosas ou escuras, LIGUE PARA SEU VET IMEDIATAMENTE !!!
Por Brenda Johnson
Quanto a outros tipos de animais:
– Pássaros, peixes, répteis, coelhos e outros roedores: Péssima idéia, afinal essas são as presas naturais dos furões. Claro que há exceções, mas … São exceções.
– Gatos. Normalmente se dão bem. Faça como no caso de dois furões. Claro que existem casos de não se darem bem. Neste caso proteja seu furão a qualquer custo !
– Cães. Depende muito da raça e do temperamento. Mantenha o cão na coleira firmemente e vá aos poucos. Esteja preparado para intervir energicamente gritando NÃO! e com a situação sob controle. Dê petiscos aos dois, PRIMEIRO para o furão e depois para o cão para reforçar para o cão a prioridade.
Jamais deixe os furões pegaram os brinquedos de um cão. O cão poderá ver isso como um desafio e provocação e é pedir por problemas.
No caso de ter um cão ou gato, é muito importante que o furão tenha uma rota de fuga e um local seguro para se esconder, tipo embaixo de um sofá ou móvel.