Todos deveríamos saber da imensa importância de conhecer e ter contato com um bom veterinário que conheça bem furões. Aqui no Brasil, infelizmente, somente uma minoria dos veterinários teve algum contato com furões e menos ainda são os especialistas.

Você deve estar pensando: Mas veterinário não pode tratar de qualquer bicho ? A resposta é sim e não. Para casos simples e mais corriqueiros, sim. Afinal um furão é um mamífero, assim como gatos por exemplo.

O problema é que existem condições muito específicas no caso dos furões, a começar pelo tipo de dieta, que é bem diferente das de cães e gatos.

Também existem doenças as quais os furões são mais propensos, e estas exigem tratamento bem específico e medicamentos que podem funcionar para uma outra espécie podem ser ineficazes ou até tóxicos para furões.

Muitas vezes furões morrem por dignóstico errado de doenças por parte de veterinários inexperientes com a espécie.

Tenha em mente que um LEIGO normalmente não tem condições nem muito menos o conhecimento necessário para identificar corretamente um sintoma, pois existem sintomas muito parecidos (tosse/engasgo por exemplo) e outros que são comuns a diversas doenças completamente diferentes, como letargia ou febre. Diagnóstico errôneo quase sempre termina mal.

Dicas:

  • Tenha sempre o contato de um veterinário à mão. De preferência, de dois e tenha certeza de que ele sabe lidar com furões.
  • Jamais haja com a certeza absoluta de que diagnosticou algum problema que encontrou no seu furão baseado em informações da Internet. Para isso existe o veterinário, e somente ele pode diagnosticar corretamente algum problema.
  • Jamais medique seu furão por conta própria, seja por recomendação de alguém ou por informações coletadas na Internet ! Seu furão correrá um enorme risco se você agir assim.
  • Tenha sempre os registros médicos de seu furão anotados e guardados em local de fácil acesso. São úteis em emergências.

Veja o tópico sobre como agir em emergências com furões.