Digamos que o seu furão tenha o hábito de fazer as necessidades em locais não previstos… Realmente é algo no mínimo incômodo para as pessoas, pois eles escolhem os locais mais estranhos, principalmente os cantinhos. Quando você perceber que ele está indo para um canto de marcha a ré, pode ter certeza do desfecho haha !

Mas furões, como as criaturas inteligentes e sofisticadas que são, aprendem rapidinho onde fazer, desde que você tenha a didática certa e a paciência necessária.

Vamos lá !

Escolha uma bandeja higiênica com ad dimensões necessárias para que o seu furão caiba dentro confortavelmente. Encha-a com o material adequado (discutido mais adiante). Esse material não poder ter cheiro nem soltar qualquer tipo de poeira (não é para usar aqueles pellets para gatos!).

Método 1 – Com ele na gaiola ao acordar

Quando você notar que seu furão esta acordando do sono ou de uma soneca, pegue-o e posicione-o diretamente sobre a bandeja. Eles geralmente fazem as necessides logo que acordam, então é um bom momento para ensinar.

Se ele sair, pegue-o e coloque-o de volta na bandeja. Pode ser que tenha que repetir isso várias vezes até que ele decida fazer. Não deixe ele sair da gaiola até fazer na bandeja.

Quando ele fizer no local certo, dê uma recompensa para ele e um carinho.

Se ele fizer por acidente em outro lugar não fique bravo com ele, porque eles não entenderão o motivo disso, afinal é uma coisa muito natural para eles e na natureza não existem banheiros haha… Paciencia sempre !

Se ele fizer em local inapropriado fora da gaiola, limpe imediatamente com algum produto de limpeza e depois ponha algum objeto para bloquear aquele local, se possível.

Jamais deixe os dejetos na bandeja depois de usada ! Limpe sempre, senão eles vão procurar outros lugares.

Metodo 2 – Bandejas pela casa.

Basicamente o mesmo mas ao primeiro sinal que ele irá efetuar o “processo”, ponha-o na bandeja que está fora da gaiola e proceda como no método da gaiola.

  • Ajuda muito por um pouquinho de fezes e urina na bandeja para sinalizar o local para ele.
  • A bandeja deve estar longe da área em que ele dorme, por exemplo no primeiro andar da gaiola. Evite por comida, brinquedos e agua junto da bandeja (obviamente)
  • Você terá que supervisionar tudo até ele aprender. Podem ocorrer “acidentes”durante o aprendizado, isso é natural !
  • A bandeja deve estar presa a gaiola para eles não virarem.
  • Não brigue com seu furão ! Nunca o puna por isso !