Bem, que o Brasil infelizmente é a terra dos golpes não é novidade alguma, e o mesmo aplica-se no que se refere a venda e “doações” de furões, principalmente nos grupos do Facebook e de outras redes sociais. Aqui darei dicas de como proceder nesses casos.

GOLPE DE QUE PARENTE QUE MORREU DE COVID E ESTÁ DOANDO/VENDENDO FURÃO

Esse é a moda do momento. Alguém posta em um grupo de uma rede social que um parente seja de qual grau for faleceu de COVID e que então a bondosa pessoa estará doando o furão. Conta uma estória triste e diz que basta enviar o valor do transporte que a pessoa interessada irá receber em seguida.

Já tem INÚMEROS RELATOS desse tipo de golpe, sempre do mesmo jeito. Não caiam nele.

SEMPRE QUE ALGUÉM OFERECER UM FURÃO SEJA NESSES TERMOS OU SIMPLES VENDA CERTIFIQUE-SE DE:

 

  1. Peça fotos do furão e de toda a sua documentação, inclusive o certificado de importação, do chip e de castração, assim como das vacinas e a nota fiscal original. Confira tudo com a Funny Ferrets que é o único importador legal no Brasil (2021)
  2. Peça uma live do furão com alguma prova de autenticidade, tipo a primeira página de um jornal com uma data visível ou com algum objeto de sua escolha igualmente visível na foto. Essa desbanca 99% das fraudes.
  3. Não compre às cegas. Pesquise o perfil social do vendedor, se não há queixas sobre ele. Pergunte aos moderadores dos grupos.
  4. Peça um certificado de saúde assinado por um veterinário. É comum pessoas sem ética, moral e caráter quererem se livrar de animais doentes e ainda lucrarem com isso. Se for constatado um documento falso, denuncie à policia ou entre com um processo judicial com a ajuda de um advogado de confiança.
  5. Faça muitas perguntas antes
  6. Se não morar na cidade de origem mas conhecer alguém que more nela, peça para que essa pessoa veja o furão. A maioria dos golpistas simplesmente somem quando esse tipo de sugestão é feita.
  7. NÃO COMPRE FURÕES NÃO CASTRADOS! ELES SÃO ILEGAIS NO BRASIL E ORIUNDOS DE CONTRABANDO SABE-SE LÁ EM QUE CONDIÇÕES. ISSO COMBATE A CRUELDADE E A MORTALIDADE DE ANIMAIS. NÃO SEJA CÚMPLICE !
  8. Não transfira nenhum dinheiro sem ter verificado muito bem se o animal a venda realmente existe. É comum os golpistas usarem fotos de outras pessoas e animais para forjar uma venda.

Estejam atentos ! Protejam os furões ! Denunciem !