Revisado e atualizado em 11/01/2021
Atenção ! Texto de caráter informativo ! Apenas um veterinário especializado em furões pode diagnosticar e indicar corretamente um problema. Não medique seu furão por conta própria !
Dinofilariose MATA. Proteja o seu furão! A prevenção é fácil e barata, consulte um bom veterinário e pergunte como. Não deixe que essa doença atinja seu furão, é responsabilidade sua protege-lo !
O que é a dinofilariose
Vulgarmente conhecida como “verme do coração”, a dinofilariose é causada por um verme da família das microfilárias que instala-se nos vasos sanguíneos e aloja-se as vezes em grande quantidade no interior do coração e de outros órgãos como o baço, pulmões e fígado. O principal risco é a embolia, e morte. A doença compromete fortemente a qualidade de vida do animal. Quando não tratada a doença é 100% fatal em furões.
O verme interfere com a capacidade de bombeamento de sangue do coração e pode migrar para outros órgãos, como os pulmões, onde causa dano severo. O tamanho do coração fica aumentado, assim como a pressão arterial.
O parasita é transmitido por mosquitos (principalmente Ae. taeniorhynchus, Ae. albopictus e Cx. quinquefasciatus) e é endêmico em algumas regiões. Essa doença também afeta cães, gatos e outros mamíferos. Não existe vacinação contra ela, mas o tratamento e as medidas profiláticas são muito eficientes.
O problema é que é uma doença de difícil diagnóstico por parte de veterinários não familiarizados com furões e de difícil percepção por parte dos donos.
O diagnóstico é feito por exame clínico e de sangue, e existem testes tipo CITE que detectam na fase oculta ou inicial.
Sintomas
Os principais são:
- Batimentos cardiacos acelerados
- Fraqueza
- Perda de apetite
- Perda de peso
- Perda de massa muscular
- Acumulação de fluidos no peito e no abdomen
- As vezes, urina VERDE, o que geralmente é péssimo sinal.
- Lingua, gengivas e lábios azulados
Caso tenha alcançado os pulmões, outros sintomas aparecem:
- Tosse
- Respiração rápida e curta (falta de ar)
- Ruidos como estalos ao respirar, característicos de penumonia severa.
Fique sempre atento a mudanças de comportamento e aos sintomas.
Tratamento e Profilaxia
- Evitar o mosquito transmissor é a primeira medida. Use repelente de mosquitos elétrico no cômodo onde dormem, 24 horas por dia.
- Administração preventiva mensal de ivermectina ou selamicina. A dose deve ser calculada pelo veterinário, baseada no peso do animal e em outras informações, como condição das funções renal e hepática.
- No caso da doença já instalada, e se o animal recusar a ingestão dos comprimidos, optar pela versão injetável.
Uma vez instalada a doença é de difícil tratamento pois embora esses medicamentos matem as microfilárias, os vermes mortos podem causar embolia e morte. Se tratada bem no início as chances de recuperação são em torno de 75%.
Leve a dinofilariose a sério !
Fontes: Dr. Deborah W. Kemmerer, DVM / Lakeroad Ferret Farm Rescue/Shelter / Ferret Dreams Rescue