Atualizado em 26/11/2019
FURÕES E CALOR NÃO COMBINAM !
Isso é um assunto sério ! Sabemos que no verão, as temperaturas no Brasil e no sul da Europa, notadamente em Portugal, Espanha, Grécia, Itália e França, podem passar facilmente dos 40 graus.
A zona térmica de conforto para furões é de 14 a 21 graus Celcius. Acima disso já não é uma boa, sendo que acima de 26 graus já existe risco real de choque térmico, embora alguns suportem um pouco mais do que isso, mas nunca é uma boa coisa para eles.
Temperaturas já acima de 24 graus são perigosas para furões, e temperaturas a partir de 27-28 graus são FATAIS para eles. Embora aluns furões tolerem limites mais altos na faixa dos 30 graus, não faz nem um pouco bem a eles, pois entram facilmente em estado de hipertermia.
Se expostos a temperaturas acima de 28 graus danos irreversíveis costumam ocorrer a partir de 10 minutos de exposição nessas temperaturas.
Lembre-se que a sua obrigação é dar proteção e bem estar ao seu furão !
Sintomas de hipertermia
-
Prostração
-
Orelhas e patas avermelhadas
-
Respiração ofegante
-
Olhos vidrados
Se o seu furão apresentar esses sintomas envolva-o em uma toalha molhada com agua fria e molhe de 5 em 5 minutos até que a temperatura corporal fique abaixo de 39,5 graus.
REGRAS DE OURO NO VERÃO
- NÃO EXPONHA SEU FURÃO A TEMPERATURAS ACIMA DE 24-25 GRAUS !
- VENTILADORES NÃO FUNCIONAM PORQUE OS FURÕES NÃO TRANSPIRAM !
- CONSIDERE TER EQUIPAMENTO DE AR CONDICIONADO SE VOCÊ MORA EM QUALQUER LOCALIDADE ONDE AS TEMPERATURAS PASSEM DE 25 GRAUS !
- Ter pelo menos duas garrafas plásticas de dois litros com água congelada é fundamental, no caso de falta de energia elétrica, as garrafas ficarão frias por 8 a 10 horas. MANTENHA SEMPRE DURANTE TODO O VERÃO !
- Disponibilizar água fresca para beber
- Disponibilizar uma bacia rasa com água gelada
- AS GAIOLAS DEVEM SER MANTIDAS NA SOMBRA, SEM POSSIBILIDADE DE SOL DIRETO, EM LOCAL FRESCO, COM TEMPERATURA INFERIOR A 25 GRAUS !!!
Um recurso muito importante que pode salvar a vida do seu amigo é ter sempre no congelador (freezer) DUAS garrafas plásticas de 2 litros com água congelada.
REPETIREI ISSO ATÉ A EXAUSTÃO DEVIDO A EXTREMA IMPORTÂNCIA, DESCULPEM, MAS EXISTE MUITA NEGLIGÊNCIA DOS DONOS !
Caso necessário, coloque a garrafa dentro de uma meia para evitar a condensação e que molhem a gaiola e o que estiver dentro delas, e deixe-a dentro da gaiola. Coloque cubos de gelo na água de beber. Isso pode ser a diferença entre a vida e a morte !
Ter as garrafas com água congelada é fundamental, no caso de falta de energia elétrica, as garrafas ficarão frias por 8 a 10 horas.
Outro recurso muito importante é disponibilizar uma bacia RASA onde seu furão não tenha como se afogar. Eles sabem nadar mas não aguentam nadar por muito tempo !
Esta bacia deverá estar cheia com cerca de 5 cm de profundidade, de água fria, 24 graus no máximo. A bacia deve ser de fácil acesso aos furões, e a temperatura da água deve ser verificada regularmente. De nada adianta água acima de 25 graus !
Pode misturar as duas técnicas, a da garrafa plástica congelada e a da bacia com água, colocando a garrafa dentro da bacia para manter a água gelada. A bacia deve estar localizada na sombra em lugar fresco.
MAIS INFORMAÇÕES NO TÓPICO SOBRE SAÚDE DOS FURÕES.
Obrigatoriamente pelo menos DOIS bebedouros, bem fixados, e a água deve ser trocada pelo menos duas vezes por dia. Pense na água que você gostaria de beber !
Água parada ou com poucas trocas é fonte certa de diarréia e outras complicações de saúde.
É aconselhável que tenha pelo menos uma tigela pesada ou fixada no chão da gaiola para os alimentos e uma segunda com água (além dos bebedouros), eles gostam de enfiar a cara na água e as vezes querem refrescar-se. Uma tigela de água incentiva-os a beberem mais água e isso só faz bem, além de dar mais conforto para eles.
Furões ficam desidratados muito facilmente, e isso pode levar a morte em questão de um dia. Água é vida, lembre-se disso.
- SAUDE DO FURÃO I (TOPICO GERAL, LEITURA ALTAMENTE RECOMENDADA)
- SAUDE DO FURÃO II (DIARREIAS E RELACIONADOS)
- SAUDE DO FURÃO III (SINTOMAS QUE PODEM LEVAR A EMERGENCIAS)
- SAUDE DO FURÃO IV – (LISTA GERAL DE SINTOMAS)