Texto originalmente publicado no site Ferretopolis.com (desativado), de autoria de Patricia Uellendahl , com sua devida autorização. Considero o material desse antigo site tão importante que pedi permissão à autora para resgatar e republicar.

Postagens relacionadas:

Nota:

Desculpem a franqueza mas quem diz que precisa VENDER seu Furão por causa de algum motivo que seja, realmente precisa fazer uma profunda reflexão sobre ética. Não se vende uma criatura que foi você quem quis comprar e ela simplesmente te deu a vida dela e amor incondicional. Ferrets são assim.

Se por algum motivo não puder mante-lo, procure por uma pessoa com o perfil adequado e DÊ o bichinho. Já será muito difícil para ele se separar de você. Pelo menos faça a coisa certa, da maneira certa.

 

O texto original está em itálico, sem modificações.

Desabafo de um Ferret

Olá você que comprou um de nós ferrets, peludinhos e brincalhões mas agora precisa se desfazer de nós.

Não podemos falar, nem escrever em homepages, mas há sempre alguém que será a nossa voz no mundo dos humanos.

Antigamente, esta página se chamava “doações”, pois acreditávamos que quando nós não tivéssemos um espaço em suas vidas, pudéssemos ser” recolocados” em  um outro lar.

Mas hoje em dias as pessoas não pensam mais assim. Somos caros e quando a coisa aperta, somos os primeiros a sermos vendidos.

Nós viemos de tão longe, castrados ainda bebes. Viajamos quilômetros na carga de um avião, ficamos esperando meses em petshops até que alguém se interessasse por nós.  Você apareceu, nos comprou,  nos fez parte de sua família. Nos fez sentirmos amados e especiais.

Mas um dia algo aconteceu na sua vida : mudança de cidade, mudança de casa, de emprego, falta de dinheiro, doença, gravidez, etc, etc, etc.  E o que você faz ? Simplesmente nos vende, como um objeto que não tem mais espaço em casa, sem se sequer se lembrar que somos seres sensientes e assim como você nós amamos e sofremos.

É inacreditável o numero de humanos que tem nos  comprados e depois de 1 ou 2 anos querem nos se livrarem de nós.

Seja qual for o motivo, por mais “nobre” e “correto” que ele possa parecer para você querer se desfazer de nós, nossa pergunta será sempre: Então porque você nos comprou se quando no primeiro imprevisto, somos nós a sermos descartados. 

Você pode até alegar ” Mas eu não estou descartando meu ferret, quero o melhor para ele, um bom lar, estou sentindo muito por ter que vendê-lo (s)”.  Argumento interessante, mas não convincente. Se eu fosse um cachorro, você também me venderia ? Talvez não, porque cachorro todo mundo tem e não dá para ganhar dinheiro com ele.Se eu fosse um filho humano adotado você me devolveria para o orfanato?

Eu pensei que a partir do momento que você me comprou se propôs a cuidar de mim, me amaria e não se separaria de mim até o meu último dia de vida, pois eu não te deixei de te amar, nem mesmo  quando você chegou nervoso do escritório ou não teve um dia bom. Desculpe humano, mas não é legal você não assumir suas responsabilidades perante a vida. Hoje nunca será como ontem e você tem que contar com isto e incluir as pessoas que fazem parte da sua vida na sua jornada, seja ela fácil ou difícil.

Ainda não consigo entender a mente humana, mas já me conformei em ter outros papais e mamães. Mas lembre-se de que eu estaria ao seu lado pulando na sua frente, correndo atrás das bolinha e lambendo suas lágrimas, mas você decidiu me excluir de sua vida.  

Por isto aqui vai o nosso sincero apelo :

PENSE BEM ANTES DE COMPRAR UM DE NÓS OU QUALQUER OUTRO ANIMAL APENAS POR IMPULSO OU POR ESTAR NA MODA.PENSE, CALCULE, ANTECIPE TODOS OS IMPREVISTOS NA SUA  VIDA ,E  SAIBA ADMINISTRAR OS PROBLEMAS QUE SURGIREM SEM SE DESFAZER DAQUELES QUE TE AMAM.Não nos use como investimento. Não somos objetos para sermos vendidos . Acredite, para você poderá ser  fácil, mas nós não entenderemos e sofreremos com sua decisão de nos excluir de sua vida.Não somos elegantes como os gatos, nem submissos como cachorros. Não protegemos sua casa, não passeamos nas ruas, não apanhamos jornais, nem caçamos ratos. Apenas damos amor, muita alegria e diversão pulando pela casa. Você aceita isto? 


Não abandone o seu ferret na rua. As chances dele sobreviver é de no máximo 3 dias. Os ferrets agradecem:-)


Eu, Patricia, dona da página, sou contra a venda de ferrets. Esta é a minha opinião. Há quem concorde, há quem discorde, mas deixo aqui meu protesto!