Condições essenciais para ser candidato a ter um furão

Antes de prosseguir, por favor leia atentamente a lista:

  1. Tem condições financeiras para ter um furão ?
  2. Tem tempo para se dedicar totalmente a eles quando estiverem acordados ?
  3. Na sua região existem veterinários capacitados para trata-los ?
  4. Gosta de animais doidinhos ?
  5. Não tem crianças pequenas (menos de 10 anos) em casa ?
  6. Está disposto a aprender (muito) sobre eles ?
  7. Respeita, acima de tudo, os animais ?

Se respondeu SIM a todos os itens, ok, passou pela primeira fase e pode pensar em ter um furão.

Se respondeu NÃO a algum item, desculpe mas você não está apto a ter um furão. É muito importante ter certeza ABSOLUTA de que é o tipo de pet para você, senão com certeza, como diria o Capitão Nascimento: Vai dar merda…

Furões são como anjos travessos e capazes de uma doçura difícil de der alcançada por qualquer outro animal de estimação. São personagens muito cativantes e na minha opinião são os melhores pets que existem.

O problema nunca são os furões e sim os donos …


Refexões fundamentais para quem pensa em “ter” um furão

1 – Considerações iniciais sobre saúde e custos envolvidos

Cuide muito bem da saúde dele. Como são animais exóticos aqui no Brasil, é difícil de encontrar um veterinário que realmente entenda de furões.

Verifique antes de ter um, se existe algum veterinário qualificado na sua região. Nem pense em ter um sem esse suporte, pois uma boa parte das mortes são devidas a tratamentos e diagnósticos errados.

Vacine contra cinomose e raiva anualmente. São vacinas específicas obrigatórias. As duas doenças levam invariavelmente à morte em poucos dias e são contagiosas.

São animais propensos a certos tipos de doenças, como doença adrenal, diabetes e alguns tipos de cancer. Visitas periódicas ao veterinário são absolutamente indispensáveis, pelo menos 2 vezes por ano, ou sempre que necessário. É um assunto bem extenso, abordado em uma postagem específica sobre saúde aqui no blog.

Muita atenção à alimentação. Ela é específica e não pode ser substituida facilmente. Também abordado em postagem específica sobre alimentação.

O custo de ter um furão no Brasil é MUITO alto. Emergências médicas podem sair bastante caras, uma cirurgia então nem se fala.

Recomendo que faça uma “poupança-furão” para não ter surpresas, o valor que recomendo é de no mínimo R$100 por mês.

2 – Ética

Em primeiro lugar, um furão não é um brinquedo e merece todo o seu respeito. Trate-o como se fosse um verdadeiro amigo, como você gostaria de ser tratado. Lembre-se que ele está te dando o privilégio de estar passando a vida dele com você.

Captura de Tela 2018-11-26 às 19.07.30.jpg

friendship.jpg

 

  • Minha vida dura em média de 5 a 8 anos. Me separar de você será muito doloroso e difícil. Quando você decidir me fazer ser parte da sua vida, que isso seja para sempre. Se em algum momento você não puder me manter, tenha certeza de me conseguir um novo lar e de que ele me proverá de amor, cuidados, carinho e tudo mais que eu precisar.
  • Preciso de alimentação adequada, água limpa e fresca, uma casa com um lugar confortável para eu dormir. Proteja-me do frio e do calor.
  • De-me tempo para entender o que você espera de mim. Eu te testarei de vez em quando para ter certeza.
  • Mostre seu amor… É crucial para o meu bem estar.
  • Lembre que sou pequeno. Mantenha-me seguro e proteja-me de tudo que possa me fazer mal.  Não me bata nem me sacuda, pois isso pode me machucar severamente. Minha vida depende de você.
  • Ensine-me encorajando-me, nunca punindo nem maltratando.
  • Fale comigo. Mesmo que eu não entenda as suas palavras, eu reconheço a sua voz e me faz bem ouvi-la.
  • Não fique bravo comigo por muito tempo e não me prenda como punição. Você tem seus amigos, diversão e seu trabalho. Eu só tenho você. Sou uma criatura curiosa e sempre irei xeretar tudo e você tem que manter seu lar seguro para mim.
  • Antes de me bater, lembre-se que eu tenho dentes que podem machuca-lo, mas eu escolhi não usa-los.
  • Cuide de mim quando eu ficar velho. Lembre-se que você também ficará.
  • Fique comigo nas jornadas difíceis, quando eu não puder mais aproveitar a vida. Nunca diga que não consegue ver ou que prefere que aconteça na sua ausência. Eu estarei assustado e tudo será mais fácil se você estiver comigo, não me desaponte nos meus ultimos momentos neste mundo, fique comigo, diga que me ama e faça a minha passagem ser gentil e confortável. Sempre lembrarei que te amo.
  • A única coisa que posso lhe dar em troca é alegria e amor incondicional.

 

Dignity.jpg
Greater Chicago Ferret Association

 

 

Prometa que irá cuidar dele desde o primeiro momento até o dia que ele deixar este mundo. Se você for daqueles que fica enjoado de um animal ou que quando ele ficar velhinho vai querer se livrar dele, nem pense em ter um furão. Eles se apegam muito ao dono e morrem de depressão facilmente se forem dados.

Prometa que nunca irá abandona-lo em algum lugar. Se fizer isso ele irá morrer em poucos dias se ninguém o adotar e cuidar dele. Uma pessoa que abandona um animal à própria sorte é o pior tipo de ser humano que existe. Seja ético e assuma o seu compromisso com ele. Acredito que qualquer ação neste Universo tem consequências.

Prometa que irá dar toda a atenção e carinho TODOS OS DIAS a ele. Se não puder fazer isso de verdade, por favor não tenha um furão. Não o deixe preso. Eles precisam de liberdade total quando estiverem acordados, e sobretudo da sua atenção. Eles adoram brincar, fazer trapalhadas e xeretar tudo. São altamente ativos durante 3 a 4 horas por dia. Esteja disponível e preparado para isso TODOS os dias. São de uma gentileza acima de qualquer coisa.

Dê uma vida digna a quem somente quer brincar com você e te fazer companhia. Retribua à altura.


Recomendo ler a postagem sobre o Comportamento dos Furões.