Furões doentes ou feridos desidratam-se facilmente. Uma vez que ele tenha “ido para baixo” é sempre difícil traze-los de volta. NUNCA ATRASE O TRATAMENTO !

Mesmo que você pense que ele está comendo e bebendo, eles podem não estar obtendo calorias suficientes ou eletrólitos. É sempre uma boa prática alimentá-los à mão quando você não tiver certeza.

Furões realmente doentes devem ser alimentados a cada quatro horas. Eles tem um sistema digestivo rápido, tudo o que eles comerem literalmente sai do sistema digestivo entre 4 e 5 horas. Quando estiverem doentes, dê eletrólitos, pois isso as vezes faz milagres.

É importante mante-los aquecidos, mas jamais use qualquer tipo de aquecedor ! Mantinhas de microfibra são o que há de melhor para isso.

Furões são animais muito sociais e rapidamente se tornam apegados ao dono. A melhor coisa que você pode fazer por um furão doente é segurá-lo. Contato e o som da sua voz são importantes para o bem estar dele.


 

O Texto a seguir foi originalmente publicado no site Ferretopolis.com (desativado), de autoria de Patricia Uellendahl , com sua devida autorização. O texto original está em itálico, sem modificações. O link para o arquivamento da postagem original no Wayback Machine é este aqui.

Postagens relacionadas:

Lembre-se que este é um texto informativo e que você deverá seguir as instruções dadas pelo médico veterinário especializado em Furões.

Cuidando de um ferret doente

Como nós passamos por muitas coisa com a nossa pequena Raja, aprendemos muito no dia dia e pesquisando e queriamos passar algumas dicas.

Cuidar de um ferret doente é trabalho arduo, cansativo mas recompensante. Ver aqueles olhinhos te fitando mostrando que esta reagindo ao tratamento é a melhor coisa deste mundo.

Aqui vao algumas dicas de como dar remedios e alimentar um ferret doente:

Remedios liquidos: para que seja o menos desagradavel possivel para o ferret tomar aqueles remedios amargos, derreta unm pouco de furovite em agua morna e misture as gotas de remedios

Remedios em pilula: divida o comprimido na posologia indicada, macere o ate virar po, misture com furovite diluido em agua e de para o ferret. Use de preferencia um conta gotas, da pra regular melhror do que seringa, que as vezes expele o liquido com muita força e faz o ferret engasgar.

Comida: se o seu ferret estiver muito doentinho, o melhor sera oferecer comida pastosa em lata recomendada pelo veterinario. Aqueca por aproximadamente 10 segundos no microondas, depois misture bem para que o calor se espalhe por toda a comida, evitando pontos quentes demais.

Se o se ferret nao quiser comer a raçao pastosa, misture com um pouco de agua e um pouco de furovite diluido em agua, caso seja necessario, e dê ao ferret em uma colher de cha, ou seringa, caso o ferret se recuse a lamber a comida.

Alimente.o devagar para evitar o risco da comida, remedio ou agua serem inalados,  o que poderá leva-lo a uma pneumonia por aspiração.

Como o metabolismo deles é bem rápido, é preciso alimentá-los e dar agua a cada 4 horas

Para desacostumar o ferret a comer a comida pastosa, que eles adoram, vá adicionando aos poucos a ração seca. No comeco, coloque a racao seca em agua e deixe amolecer e acrescente a ração pastosa. Se o ferret aceitar, entao comece a triturar a racao e joga.-la na racao pastosa deixando a crocante. Passe entao a colocar a racao em pedacos inteiros no meio da racao pastosa, ate trocar a racao por completo

Ferret viciado em comer no dedo: no começo quanto estao bem doentinhos, eles so comem diretamente do dedo, para que passem a comer sozinhos faca o seguinte. coloque a comida numa colher de cha e deixe o ferret lamber enquanto voce segura a colher. Aos poucos va deixando a colher no pratinho sem que vc precise segurar, e sempre que vc for servir ao ser ferret a comida, deixe uma colher de cha dentro do pratinho…(com nossa Raja funcionava bem!)

Ferret que nao faz mais pipi nem caquinha sozinho: é dificil apertar a barriguinha no lugar certo da bexiga, a gente fica sempre com um certo medo de machucar.

Esvazie a bexiga do seu ferret pelo menos a cada 2-3 hora para evitar a possibilidade de infecçao na bexiga que pode levar a uma infeccao nos rins.

Se ele tiver dificuldade de urinar, voce pode coloca-lo numa bacia com agua morninha ou entao fazer massagem colocando uma bolsa de agua quente na barriguinha para ajudar a relaxar!

Limpando seu ferret que nao consegue evacuar sozinho: limpe sempre o bumbum do seu ferret para evitar assaduras. Use aquelas toalhinhas higienicas para bebes . NAO USE HIPLOGLOS PARA AS ASSADURAS, pois alem de ser toxico quando ingerido (leia em medicamentos usuais) o ferret vai se sentir incomodado e lamber mais, sendo a lingua do ferret aspera, vai piorar a assadura.
Como nao é possivel dar banhos todos os dias por causa de gripes, deixe uma garrafa termica com agua morna misturada com soro fisiologico e limpe o bumbum com algodao humidecido nesta solucao.

Administrando soro: para ferrets desidatados é necessario dar soro varias as vezes via subcutanea e tambem via oral.
via oral: compre um pacotinho de soro para bebes em po. Como o soro tem que ser trocado a cada 24 horas, com o po é mais facil regular a quantidade diaria.
ofereça a seu ferret soro a cada 1 hora em pequenas quantidades.

via subcutanea, peça a ajuda de alguem se você nao se sentir confortavel para fazer sozinho. Segure a pele do pescoço ou do bumbum num angulo de 30 a 40 graus e injete lentamente fazendo massagem para que o liquido se espalhe pela pele.
é normal se formar uma bolinha de liquido, massageie e coloque uma bolsa de agua quente no local.
Use a agulha mais fina que conseguir comprar, de preferencia as injecoes de insulina sao otimas para aplicacao de medicamento.