Atualizado em 11-09-2020
Normalmente esta postagem estaria incluida no tópico sobre saúde dos furões mas devido ao alto número de consultas específicas sobre isso, resolvi disponibilizar essas informações de maneira mais imediata, pois é um sintoma muito sério.
Várias podem ser os sintomas por trás de um furão que não está comendo ou que parou de se alimentar e a causa deve ser imediatamente investigada.
Os principais SINTOMAS são:
- Palidez
- Letargia, cansaço
- Perda de peso
- Inabilidade de comer sozinho
- Anorexia
- Dificuldade de andar, cambaleante
- Ausencia de fezes
- Anemia
As principais CAUSAS são:
- Problemas cardíacos
- Infecções virais e bacterianas (ECE por exemplo, gripe, etc.)
- Problemas metabólicos e gastrointestinais, tais como doenças do fígado e dos rins, bloqueios intestinais, gastrite ou úlcera, todos potencialmente mortais.
- Problemas neurológicos
- Intoxicação por produto químico ou medicamento inadequado para ferrets
- Cancer (Linfoma, Insulinoma)
- Problemas psicológicos como stress, depressão profunda (perda de companheiro) ou abandono. Nesse caso a pessoa terá que ter muita paciência e dedicação para que ele se recupere.
- Náusea
- Troca de dieta (leia ao final dessa postagem)
- Inflamações no trato digestivo por diversas causas (inclusive DIM). Atenção à febre !
As causas podem ser MUITAS e devem ser investigadas com urgência pois muitas das condições podem ser fatais em muito pouco tempo !
LEVE AO VETERINÁRIO IMEDIATAMENTE, SE FOR UM BLOQUEIO INTESTINAL PODE MATA-LO EM QUESTÃO DE HORAS. O VETERINÁRIO FARÁ UMA RADIOGRAFIA PARA AVALIAR ESTA HIPÓTESE.
Bloqueios intestinais geralmente são causados pela ingestão de objetos ou por alimentação inadequada. LEIA A O TÓPICO SOBRE ALIMENTAÇÃO.
Medidas Emergenciais
- ENQUANTO SEU FURÃO ESTIVER COM ESSES PROBLEMAS OFEREÇA O ALIMENTO DIRETAMENTE PELAS SUAS MÃOS, EM QUANTIDADES PEQUENAS, OU ALIMENTO PASTOSO (DUCK SOUP) USANDO UMA SERINGA (SEM AGULHA, OBVIAMENTE!) PARA DAR NA BOCA EM PEQUENAS QUANTIDADES.
- CUIDADO EXTREMO COM A DESIDRATAÇÃO ! UM FURÃO NÃO PODE FICAR SEM BEBER ÁGUA, DESIDRATAÇÃO SEVERA É UMA DAS MAIORES CAUSAS DE MORTE EM FURÕES.
SE ELE RECUSAR LEVE AO VETERINÁRIO IMEDIATAMENTE. BLOQUEIO GASTRICO É ALGO MUITO GRAVE E LEVA A MORTE, COM MUITO SOFRIMENTO.
O problema da dieta
Como já mencionado em outra postagem, furões aprendem o que é alimento no primeiro ano de vida e costumam ser bastante resistentes a comer novos alimentos.
Por isso é de enorme importância não acostumar seu furão com somente um tipo de ração por exemplo. Se algum dia ela parar de ser fabricada ou ficar em falta no mercado, você poderá estar com uma situação séria em mãos. Seu furão pode simplesmente rejeitar uma ração diferente.
A solução é apresentar a eles mais de uma marca de ração e outros alimentos como a Duck Soup, ovos e uma ração alternativa para emergências, como por exemplo, a A/D Hill Urgent Care (latinha pequena), que embora não seja a mais adequada para furões porque tem carboidratos um pouco acima do que é recomendado e contém farinha de milho, mas é uma alternativa aceitável para quando se precisa. Não dê essa ração por períodos prolongados (o fabricante recomenda não mais do que seis meses para cães e gatos, eu sou inclinado a diminuir este prazo no caso de furões, talvez 2 ou 3 meses no máximo)
- NÃO DE FRUTAS !
- NÃO DE ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL !
- NÃO DE DOCES, BISCOITOS OU PÃO !
LEITURA COMPLEMENTAR: