ATENÇÃO !
Este tópico tem caráter informativo apenas ! Não sou médico veterinário !
Assim como nós humanos, de vez em quando os furões podem vomitar. Normalmente não é algo sério mas devemos ficar alertas e verificar várias coisas para podermos identificar a causa e trata-la corretamente.
Logicamente, seu veterinário deverá ser informado sobre o acontecido,
Vômito é normalmente uma reação do organismo para expulsar algo que esteja irritando o estômago, tal como um alimento ruim, mas existem situações potencialmente perigosas ou mesmo fatais com esse mesmo sintoma.
Alimentos estragados, intoxicação alimentar
Quem nunca comeu alguma coisa que não caiu bem ? Com os furões é exatamente a mesma coisa ! Pode ser acompanhado de febre e diarréia.
Bloqueio intestinal
(VEJA O TÓPICO SOBRE BLOQUEIO INTESTINAL)
Isso é um assunto sério e com consequências que podem ser até mortais. Furões são conhecidos por adorar comer coisas que não deveria, como borracha, tecidos e alimentos inadequados (geralmente de origem vegetal ou com farinhas) e até pelo ingerido (o que é comum), e que pode ir para o intestino ou ficar no estômago.
Um furão com bloqueio intestinal não conseguirá comer, e consequentemente ficará subnutrido e desidratado, pois não conseguirá absorver os alimentos e a água, além de provocar dor e fraqueza.
Essas substâncias não são digeridas e podem causar um bloqueio parcial ou total já no estômago ou nos intestinos.
Quando o trato digestivo está bloqueado ou parcialmente bloqueado, dois sintomas são os mais claros:
- Vômitos, com ou sem perda de apetite
- Ausência de fezes ou fezes finas e compridas
Problemas no ouvido interno
Infecções no ouvido interno, tais como otite, podem causar labirintite e consequentemente náusea seguida de vômitos. Verifique se seu furão está cambaleante ou parecendo desorientado.
Essas infecções devem ser diagnosticadas e tratadas com antibióticos específicos, pois podem evoluir para uma infecção generalizada.
Problemas neurológicos
Problemas neurológicos tais como AVC podem causar vômitos. Verifique como está a situação motora, se tem alguma parte do corpo paralisada ou semi paralisada. Traumas na cabeça podem causar sintomas idênticos.
É uma situação crítica que exige ida urgente ao veterinário !
Outras doenças
Também podem aparecer em:
- Viroses (geralmente junto com febre e/ou diarréia)
- Stress
- Problemas hepáticos
- Outros mais, como certos tipos de cancer
Por isso é se vital importância que a causa seja corretamente diagnosticada por um veterinário experiente.
CUIDADO EXTREMO COM A DESIDRATAÇÃO ! UM FURÃO NÃO PODE FICAR SEM BEBER ÁGUA, DESIDRATAÇÃO SEVERA É UMA DAS MAIORES CAUSAS DE MORTE EM FURÕES.
LEITURA COMPLEMENTAR:
Situações de emergência com risco de vida
Diarréia e aparência das fezes