Adaptação de um texto publicado por www.kindnessmattersferretrescue.com, com permissão do autor.
Insulinoma
Este texto é de caráter informativo e educacional. Tenha sempre à mão o telefone para emergências do seu veterinário de confiança. Não se brinca com a saúde de ninguém !
A leitura é longa, muitos acham um saco mas azar, leia a p***a do texto até o fim, pois isso pode salvar a vida do seu furão um dia.
“Pessoal, por favor, não dêem xarope de Karo, mel, Ferretvite, Glutose ou qualquer outra coisa com alto teor de açúcar ao seu furão apenas porque ele está agindo um pouco letárgico. Esses produtos com alto teor de açúcar elevam drasticamente a glicose no sangue. Quando eles são metabolizados pelo sistema, a glicose no sangue cai dramaticamente, mesmo ao dar sopa. Produtos com alto teor de açúcar devem ser usados APENAS quando o furão estiver realmente letárgico e você NÃO conseguir administrar nenhum medicamento ou sopa ao furão. A queda dramática na glicose após o aumento pode piorar ainda mais a condição do furão. Se você precisar dar um produto com alto teor de açúcar, é necessário complementar com proteínas provenientes de sopa ou, pelo menos, comida para bebê à base de carne.
O INSULINOMA geralmente afeta furões mais velhos. Tumores cancerígenos crescem no pâncreas, causando uma superprodução de insulina e resultando em baixa glicose no sangue (BG). O nível normal de BG é 120. O tratamento normalmente é iniciado quando o nível de BG atinge 60. Embora seja um câncer, o furão pode viver por muito tempo com o tratamento adequado.
Os sintomas incluem: dormir muito, inclinar a cabeça para o lado, não comer bem, coçar a boca, babar, engasgar, cambalear ou cair, olhar vidrado nos olhos, comer muito mas ainda sem energia, fraqueza na parte traseira, não conseguir ficar em pé bem ou estar quase em estado de coma.
Se o seu furão apresentar algum desses sintomas, é necessário levá-lo ao veterinário para um teste de BG. O veterinário pode tentar persuadi-lo a fazer outros exames de sangue. Insista apenas no teste de BG para começar. Se o furão tiver baixo nível de BG, pode não ser necessário nenhum outro teste.
Eu tive um furão com um nível de BG de 110 que ficava letárgico, não queria comer, etc., a menos que recebesse medicação para tratar a baixa BG. Também tive furões com níveis muito baixos de BG que mal mostravam sintomas. Cada animal é diferente. Trate seu animal de estimação de acordo com seus sintomas. A maioria dos veterinários não tratará um furão para insulinoma com um nível de BG superior a 60. Se o seu furão estiver apresentando sintomas de insulinoma com um nível de BG mais alto, defenda o furão e certifique-se de que ele receba tratamento para se sentir melhor, feliz e saudável.
O tratamento para o insulinoma é quase sempre feito com esteroides, como Prednisona, ou cirurgia pancreática. Na cirurgia, o veterinário removerá áreas do pâncreas onde os tumores são detectados. O pâncreas é um órgão grande com muitas dobras. Os tumores podem ser tão pequenos quanto um grão de sal. É impossível para o veterinário ver todos os tumores para ter certeza de que todos foram removidos. A cirurgia retarda o avanço do insulinoma. Você não sabe exatamente quanto, porque não sabe quantos tumores ficam para trás.
Os esteroides ajudam a controlar a insulina no corpo e manter a glicose sanguínea em um nível regulado. Eu prefiro Prednisilona. Não é tão prejudicial para o fígado. Normalmente, a medicação é prescrita duas vezes ao dia, com intervalo de 12 horas. Não se preocupe se precisar administrá-la uma hora antes ou depois, apenas certifique-se de que haja pelo menos 8 horas de intervalo entre as doses.
Os medicamentos esteroides são prejudiciais ao estômago e DEVEM ser administrados com sopa ou Carafato/Sucralfato para proteger o estômago. Um furão não comerá ração suficiente ou rápido o bastante para proteger o estômago. Alguns veterinários receitam Famotidina (Pepcid, etc.). Se for administrada, é importante não dar dentro de uma hora de outro medicamento, pois isso pode prejudicar a eficácia do outro. Além disso, esses tipos de medicamentos alteram as bactérias intestinais e devem ser administrados por duas semanas, seguido de uma pausa de pelo menos um dia.
Os esteroides duram apenas cerca de 8 horas no organismo do furão. Depois disso, o furão está em repouso até a próxima medicação. Portanto, se o seu veterinário prescrever esteroides apenas uma vez por dia, questione sobre isso. Isso significa que o furão terá algo no sistema para controlar a glicose sanguínea apenas 1/3 do dia.
Se você puder oferecer mais sopa após oito horas ou antes das 12 horas, isso ajuda a manter a glicose sanguínea estável até a próxima medicação. Qualquer quantidade extra é útil.
Se o furão for prescrito com 0,25 mg duas vezes ao dia, eu prefiro comprimidos em vez de líquido. Assim que a Prednisilona liquida entra no estômago, ele pode começar a causar danos. Os comprimidos se desintegram lentamente, viajam para os intestinos e causam muito menos danos ao estômago. Além disso, a Prednisilona liquida tem um gosto ruim. Pode ser uma luta para fazer o furão ingeri-lo. Não é uma boa ideia adicionar a Prednisilona liquida à sopa. Isso pode alterar o sabor da sopa e fazer com que o furão não queira comê-la. Como é importante que o furão consuma a sopa, não vale a pena correr o risco de parar de comê-la devido ao gosto ruim. Existe a Prednisilona liquida com sabor disponível para ajudar a disfarçar o gosto ruim.
Para comprimidos de 0,25 mg, quebre o comprimido ao meio e, em seguida, use um cortador de comprimidos ou faca para cortar ao meio novamente. Em um pires ou tigela pequena, use algo para esmagar ¼ do comprimido em um pó fino. Aqueça um pouco de sopa (não muito quente) e raspe o comprimido esmagado por cima. Não misture os medicamentos na sopa, a menos que você tenha certeza de que o furão vai comer toda a tigela. Enquanto o furão estiver comendo a sopa, continue movendo a tigela para garantir que ele ingira o remédio primeiro. Você pode usar uma colher para pegar a sopa com os medicamentos e deixar o furão lamber isso da colher. Dessa forma, você tem certeza de que ele está recebendo o medicamento.
Se houver alguma preocupação de que o furão não vá ingerir todo o medicamento, pode ser necessário usar Prednisolona líquida até que ele se acostume com a sopa com medicamentos por cima. Você não pode correr o risco de o furão não receber o medicamento. Se você só tiver comprimidos, use uma seringa para puxar o medicamento e a sopa para que você possa esguichá-la na boca. (Sempre dê o líquido pela lateral da boca para evitar a inalação.)
A náusea (coçar a boca, babar, engasgar) é uma grande parte do insulinoma, peça ao seu veterinário para lhe fornecer um medicamento anti-náusea para ter em mãos. Se um furão estiver se sentindo nauseado devido à baixa glicose sanguínea, ele não vai querer tomar medicamentos. Uma pequena dose de medicamento anti-náusea permitirá que o furão sinta vontade de comer e beber novamente.
Se o seu furão parecer estar em estupor ou coma, mostrando sinais de insulinoma e não quiser tomar a sopa com medicamentos, estiver nauseado a ponto de não querer comer ou beber, ou estiver tendo convulsões, use um cotonete para esfregar Glutose (medicamento humano para diabetes sanguíneo), Ferretvite, Nutrical, mel ou xarope de Karo nas gengivas. (Se você não tiver um cotonete, use o dedo.) Isso deve animar o furão ao ponto de ele sentir vontade de comer sopa com medicamentos. NÃO dê isso a menos que o furão não consiga comer e tomar remédios por conta própria. NÃO dê isso regularmente. Pode piorar o insulinoma devido ao alto teor de açúcar. Depois de dar isso, é importante que o furão receba proteínas para estabilizar a glicose sanguínea. Dê comida para bebê à base de carne ou sopa para furões.
Se o seu furão estiver estável com medicamentos e apresentar sintomas novamente ou se precisar usar medicamento ou substância anti-náusea nas gengivas, consulte o veterinário dentro de alguns dias para ver se a dosagem do medicamento precisa ser alterada. Os medicamentos podem ter que ser aumentados para três vezes ao dia ou em uma quantidade maior ou alterados para Diazoside. Isso pode ser uma questão de vida ou morte.”