Tornando a casa a prova de furões (ferretproofing)
Isso é complicado e quase uma missão impossível ! Como todo dono de furão sabe, eles são mestres em aprontar. Eles amam entrar em buracos, mesmo mínimos de 5×5 cm. Acredite, eles passam ! Podem entrar por dutos elétricos, para dentro de refrigeradores, fogões, fornos, dentro de paredes, lavadoras, secadoras, sofás, gavetas e qualquer coisa que você possa imaginar.
Poltronas reclináveis e sofás camas são muito perigosos, pois muitas vezes entram dentro, a pessoa não vê, e era uma vez um furão… Podem ser esmagados pelas molas ou pelo peso de uma pessoa.
Uma das maiores causas de acidentes é com a lavadora/secadora. Eles amam pilhas de roupas, e se não prestar atenção, acabam dentro do aparelho e aí já era.
Sempre que ligar um forno, fogão, lavadora/ secadora verifique onde o furão está !
Cuidado com portas e gavetas, são outros tipos de acidentes comuns com consequencias muitas vezes mortais.
Ralos devem ser tampados com tampas aparafusadas. Vasos sanitários devem ter presilhas nas tampas.
Sempre examine o lixo antes de jogar fora.
Furões são exímios escaladores, não estranhe se encontrar um no alto de uma estante, porém uma queda pode ser fatal.
Janelas devem estar fechadas ou serem muito inacessíveis. Janelas baixas são um problema real, assim como aparelhos de ar condicionado e ventiladores.
Resumindo, é o caos !
Checklist:
- Verificar por ralos e canos. Devem ser bem tampados de maneira a impedir totalmente o acesso. Tampas de ralos devem ser aparafusadas e canos abertos devem ser tampados.
- Guardar todo e qualquer produto químico, seja de limpeza, tintas, cosméticos, remédios e outros e mante-los em local trancado.
- Cuidado com objetos grandes, pesados tais como vasos em cima de móveis. Eles podem puxar a toalha e o objeto cair em cima deles
- Isole o acesso a portas e janelas. Janelas devem ter algum tipo de tranca ou trava.
- Portas de armários devem ter trincos ou fechos magnéticos por dentro
- Tampas de vasos sanitários (sanitas para nossos amigos portugueses) devem ter especial atenção, pois os furões não pensarão duas vezes para entrar no vaso e tentar seguir a tubulação ! Devem ser mantidos tampados.
- Cuidado com todos os objetos “mastigáveis”, como por exemplo os de borracha ou espuma (luvas, controles remoto, esponjas, palmilhas de sapatos, chinelos). Eles adoram morde-los e isso pode causar obstruções intestinais potencialmente fatais.
- Certifique-se de que não tem plantas venenosas ou tóxicas para seu furão em casa. (veja no tópico Saúde do Furão e em Perguntas e Respostas)
- Cuidado com fios e cabos eléticos, pois são uma tentação para eles !
- Mantenha chocolate e café em local seguro. São tóxicos para furões.
- Bloqueie o acesso ao interior de móveis como sofás e camas, pois podem ser esmagados se alguém sentar, tanto pelo movimento de molas quanto por compressão.
- Cuidado com gavetas e portas. Todas as portas devem ter prendedores para que não batam e eventualmente os atinjam.
- Proteja com extrema atenção os equipamentos de cozinha (geladeiras, freezers, fornos, fogões) e de serviço (lavadora e secadora)
- Sempre verifique se o furão não está entre as roupas quando for lava-las. Se ele estiver dormindo em sono profundo entre as roupas, a possibilidade de não percebe-lo e coloca-lo dentro da lavadora é bem real e quase sempre fatal.
- Sempre verifique o interior dos fogões antes de usa-los.
- Cuidado com as cortinas. Elas devem estar a uma altura mínima de forma que eles não as alcancem para escala-las ! Uma queda pode ser fatal.
- Sempre verifique o lixo antes de jogar fora ! Eles adoram sacos de lixo e lixeiras.
- Verifique regularmente se as medidas que tomou estão em boas condições.
- Não deixe rolos de papel higiênico, de folha de alumínio ou tubos similares ao alcance deles. Se ele for um furão pequeno, poderá ficar preso dentro e sufocar.
- Cuidado com aspiradores de pó
- Cuidado com banheiras, tanques e piscinas que contenham água. Eles adoram água mas podem afogar-se facilmente se entrarem em um reservatório e não conseguirem sair mais !
- Nunca, jamais mova sua mobilia de lugar sem saber antes onde seu furão está ! É comum estarem entocados dormindo embaixo de algum móvel e serem esmagados por acidente ao mover os móveis.
Abaixo uma pequena amostra da inteligência e obstinação dessas pestes ! =)
Furões são escapistas imbatíveis. Cuidado extremo é necessário para não fugirem ! A curiosidade natural e a habilidade extrema torna isso uma ameaça real !
Furões não conseguem sobreviver em um ambiente urbano sem a ajuda de humanos. Se um furão fugir da sua casa e você não conseguir ir atrás imediatamente a probabilidade de encontra-lo novamente é mínima. Não duram mais do que dois a quatro dias se não tiverem ajuda. Um dia sem água é o suficiente.
É de suma importância que o animal tenha sido condicionado a reagir a algum som e vir a você, tipo com um som de um brinquedo daqueles de apertar. Isso serve de alerta para eles voltarem caso ainda estejam por perto.
Uma coleira com um sininho e seu nome e telefone são fundamentais ! A coleira deve ser frouxa o suficiente para pode passar pela cabeça do animal, mas obviamente não tããão frouxa. Melhor perder uma coleira do que sufocar seu amigo.
Apresente seu furão aos seus vizinhos e ao porteiro do seu prédio, pois em caso de fuga eles saberão de quem é, e sobretudo não acharão que é um animal nocivo e certamente o ajudarão.

Minha amiga Brenda sempre conta casos das travessuras que ela já presenciou. Inúmeras vezes já encontrou situações potencialmente fatais, por exemplo, algum desses xeretas escalando uma cortina a mais de três metros de altura, outras vezes dormindo tranquilamente dentro do cesto de roupas para lavar ou ainda atrás de alguma porta.
Um dos seus, o Sho subiu em cima de uma pilha de cobertores que estava em cima de um armário e ele simplesmente atirou-se de lá pensando talvez que fosse um gato… Resultado, uma perna quebrada, uma visita ao veterinário e volta para casa após uma cirurgia e um pino de metal. Sho se recuperou, o veterinário tirou o pino e tal, mas poderia facilmente ter sido uma queda fatal.
Ele explicou que é comum acontecerem hemorragias internas, danos neurológicos e fraturas graves, como de pescoço, mandíbula e na coluna vertebral.

Sho foi um furão dos mais espertos e divertidos segundo a Brenda, sempre se metendo em confusão !
Para saber mais sobre Sho, visite a página sobre ele em ferretfarm.org 😦